segunda-feira, 29 de abril de 2013

Secretaria de Saúde de Itarema, segue com campanha de vacinação contra influenza

Prefeito Binu Monteiro (PV) e Secretario de Saúde Erisberto Alves 

A campanha, que inicialmente iria até o dia 26 de abril, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 10 de maio. A prorrogação contribui para o alcance da meta de 95% da população vacinada que é de aproximadamente 7.700 pessoas.  A Secretaria de Saúde, desde o dia 15/04, realiza a Campanha de Vacinação contra Influenza em todo o Município, atendendo, pessoas com idade maior de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres no pós parto até 42 dias), menores de 2 anos, portadores de doenças crônicas além de profissionais de saúde. Segundo a secretaria de saúde, todos os postos estão disponibilizando a vacina, onde já foram aplicadas mais de 50% da meta e o estoque de vacinas foi reforçado.

Para o Secretario de Saúde de Itarema, Eriberto Alves, é necessário trabalhar não só a assistência direta à doença, quando ela surge, mas principalmente a prevenção e promoção da saúde com ações de proteção à saúde como a imunização. “Lembramos que as campanhas são pontuais, mas que durante todo o ano as salas de vacinação estão abertas para defender a população (não só crianças, mas também mulheres, gestantes, adolescentes e homens) contra as doenças preveníveis por meio das vacinas do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde” afirmou.

Sobre a Vacina e a Doença

A vacina triplica valente contra influenza combate os principais tipos de gripe: contra Influenza B (Sazonal), Influenza A (H3N2) e Influenza A (H1N1).

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.


Maiores informações: 
Secretária Municipal de Saúde
Praça N. Senhora de Fátima, 48, Centro, Itarema-CE
(88) 3674 1133



Nenhum comentário:

Postar um comentário